Desde 1986 cultivando saúde e criando raízes

Solos férteis, clima ameno e águas minerais. Essas são algumas das características das montanhas do Sul de Minas Gerais, onde está localizado o Sítio Jatobá® – espaço em que damos vida ao propósito que nasceu com a nossa família: produzir alimentos puros e saudáveis e preservar o meio ambiente.

Aqui, todas as nossas matérias-primas são cultivadas sem a utilização de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou variedades transgênicas, resultando em um produto 100% orgânico e, claro, com sabor e aroma incomparáveis.

O cuidado está em todos os detalhes, em cada parte do processo

Trabalhamos as nossas terras com as melhores técnicas de recuperação e enriquecimento dos solos, que aprendemos durante todos esses anos de práticas agrícolas.

Fazemos um acompanhamento minucioso: do plantio à colheita, do processamento à comercialização, estamos sempre próximos para garantir a excelência na qualidade do produto que chega à sua mesa.

Todo esse processo é inspecionado pela Ecocert, a maior certificadora de produtos orgânicos no mundo, reconhecida pelo Ministério da Agricultura e por órgãos internacionais.

Agora te convidamos a ser cúmplice desse trabalho, tendo a certeza de que, juntos, contribuímos para a saúde de toda a nossa população e para a preservação do nosso planeta.


Depoimentos

“São projetos como o Jatobá e pessoas como Luciano e sua família que nos fazem acreditar na proposta agroecológica.”

Sérgio Pedini

Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Leia na íntegra

Sérgio Pedini

Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Conheço o Luciano Gambarini e sua família há muito tempo.

Ainda me lembro dele na Estância Demétria, em 1990, um estudioso da Antroposofia e dedicado em tudo que fazia e que se envolvia. Confesso que fiquei assustado quando resolveu enveredar nesse projeto de empreendimento familiar agroecológico no Sul de Minas.

Começar do zero, do nada? Cheguei a tentar convencê-lo de desistir disso e iniciar uma carreira de consultor ou algo parecido. Mas ele manteve sua obstinação de outrora e, junto com a família, construiu um projeto produtivo e uma marca consolidada.

Hoje somos vizinhos de Sul de Minas e a cada dia me surpreendo com suas novidades. São projetos como o Jatobá e pessoas como Luciano e sua família que nos fazem acreditar na proposta agroecológica. Parabéns à família Gambarini e à Jatobá Orgânicos!

“A qualidade dos produtos significa, para mim, a excelência na produção e a segurança na origem.”

Lívia Vanucci Lins

Leia na íntegra

Lívia Vanucci Lins

Sou superfã dos produtos da Jatobá Orgânicos®, que são sinônimo de qualidade, confiança, diversidade de sabores e, claro, saúde. A qualidade dos produtos significa, para mim, a excelência na produção e a segurança na origem. A variedade de produtos é inigualável, especialmente os molhos diversos e os inúmeros temperos, incluindo pimentas diferentes. Não encontro em nenhum outro lugar. Por tudo isso consumo, recomendo e sou grata a esses produtos Jatobá.

“Tenho o prazer de acompanhar toda a história da Jatobá Orgânicos pelas redes sociais e tudo que já fizeram e vem fazendo em termos de recuperação ambiental e melhoria da qualidade de vida de tantas pessoas!”

Flávia Ribeiro

Leia na íntegra

Flávia Ribeiro

Há alguns anos tive o privilégio de conhecer os produtos da Jatobá Orgânicos e, desde então, nunca mais deixei de ter em casa! O sabor, a qualidade e a variedade dos produtos são incomparáveis! Mas a excelência não para por aí! Como bióloga o que mais me chama atenção é o cuidado e respeito ao meio ambiente. É por meio da agroecologia que eles conciliam produção orgânica e uso sustentável dos recursos naturais. Tenho o prazer de acompanhar toda a história da Jatobá Orgânicos pelas redes sociais e tudo que já fizeram e vem fazendo em termos de recuperação ambiental e melhoria da qualidade de vida de tantas pessoas!

“O amor, a simplicidade e a boa energia da tradição da produção em família, respeito ao alimento e o bem à nossa saúde, transformam e dão aquele toque especial aos nossos pratos do dia a dia.”

Fernanda Marques

Leia na íntegra

Fernanda Marques

Sabe quando você sente o sabor genuíno do alimento, como se tivesse colhido no quintal de casa? Lá na horta, junto àquele pé de fruta que remete à infância e que se pode confiar de que não há um ‘químico’ sequer, apenas paciência, dedicação e amor?! É exatamente esse o sentimento quando você prova os produtos da Jatobá Orgânicos®. Qualidade e extremo cuidado do plantio à nossa mesa. O amor, a simplicidade e a boa energia da tradição da produção em família, respeito ao alimento e o bem à nossa saúde, transformam e dão aquele toque especial aos nossos pratos do dia a dia. Não só recomendo como admiro todo esse processo que faz dos produtos da Jatobá únicos.

“Produtos orgânicos que respeitam os consumidores e o meio ambiente.”

Elaine Maria dos Santos Silva

Leia na íntegra

Elaine Maria dos Santos Silva

Adoro todos os produtos! Não bastasse a qualidade e o comprometimento com a saúde, eles são deliciosos! Produtos orgânicos que respeitam os consumidores e o meio ambiente.

“Produtos sempre de qualidade máxima, atendimento familiar (agora com os filhos) e a dedicação e o carinho, tão especiais, foram e estão sendo muito importantes para nós.”

Nelson S. Teixeira e Ana Maria B. Teixeira

Leia na íntegra

Nelson S. Teixeira e Ana Maria B. Teixeira

Desde os anos 1990 frequentamos a feira de produtores orgânicos da Água Branca. Conhecemos, então, uma família muito especial e dedicada: a família Gambarini. O saudoso Marcos dava um atendimento especial a todos com produtos da melhor qualidade, que foram evoluindo com o tempo.

Luciano passou a atender também e acompanhamos o desenvolvimento de vários novos produtos: pimentas, molhos, temperos, ervas especiais. E cada vez melhores!

Produtos sempre de qualidade máxima, atendimento familiar (agora com os filhos) e a dedicação e o carinho, tão especiais, foram e estão sendo muito importantes para nós.

“Diria que o encontro com o que há de mais rico e saudável no mundo são as relações realmente orgânicas, onde quem produz oferece o que temos de mais belo, que é a vida e o exemplo de harmonia com a natureza.”

Nelson Naccahe

Arquiteto e Educador

Leia na íntegra

Nelson Naccahe

Arquiteto e Educador

Olá, queridos amigos da Família Gambarini, do sítio Jatobá.

Fico muito feliz por poder participar, de alguma forma, da história desta família de sucesso!

Minha relação com os Jatobás vem muito antes de conhecer vocês, pois sempre cuidei de prestar atenção em uma alimentação saudável a fim de ter uma vida melhor e coerente com o que acredito ser uma forma adequada de se relacionar com nosso meio ambiente!

O contato com a feira Orgânica e consequentemente com o Jatobá se dá na mesma época que conheci minha companheira Julia, e quando começamos nossa pequena família. Passei a frequentar a feira Orgânica aos sábados pela manhã.

Ficamos grávidos de nossa filha Dora, que está para completar oito anos. Julia teve uma gravidez repleta de saúde e boa alimentação. Quando Dora nasceu, passei a frequentar as feiras nas madrugadas, por motivos meio óbvios pra quem já teve bebê e passou noites em claro ajudando a mãe a amamentar sua criança! Nesta época, tive a felicidade de conviver com o querido amigo Marcos, que nos oferecia seus produtos com um sorriso e a felicidade de quem amava o que fazia. Tão apaixonado que nos deixou pelos caminhos do coração e  virou estrelinha, como diria Dora!

Tristeza de um lado e, por outro, a felicidade de poder conhecer a outra banda da família Jatobá: Luciano, Luciana, Alana, Caetano, Gabriela e todos os que colaboram com a distribuição destas preciosidades.

Nossa pequena família continua crescendo e a nossa pequena Lina, de quatro meses, já tem se beneficiado desta corrente mágica que é a produção de alimentação de forma  saudável e sustentável!

Poderia passar muitas horas falando desta relação com a família Jatobá, mas pra não alongar muito, gostaria de dizer que faz muita diferença não só comprar e consumir um alimento saudável, mas participar de tudo, desde a madrugada.

Diria que o encontro com o que há de mais rico e saudável no mundo são as relações realmente orgânicas, onde quem produz oferece o que temos de mais belo, que é a vida e o exemplo de harmonia com a natureza. Isso nos mostra que existe sim um caminho possível, e que não é simples produzir saúde na contramão do mundo dos fast-foods, mas que vale muito.

Ao mesmo tempo que minha família cresce, vejo a família Jatobá crescendo, em todos os sentidos, e me sinto orgulhoso de fazer parte desta história.

Grande abraço e o desejo que continuem brotando, florescendo e frutificando por muitos e muitos anos. Que as futuras gerações possam ver, no campo, um futuro mais digno e promissor!”

“Na Jatobá Orgânicos eles não conhecem o significado da palavra 'acomodados'.”

Farofa.la

Leia na íntegra

Farofa.la

Na Jatobá Orgânicos eles não conhecem o significado da palavra ‘acomodados’. Estão sempre buscando novas técnicas e criando novos produtos – e nós vamos ficar de olho!

Luciano conhece como ninguém a arte do cultivo de pimentas. Ele está acostumado com elas desde pequeno, e cresceu junto com seu interesse por esse universo saboroso, picante e inesgotável.

Ele começou trabalhando com as mais comuns, entrando em contato com outros produtores, fazendo intercâmbio de sementes e, quando viu, já somava mais de 300 variedades!

“Do preparo do solo à colheita, é visível o aperfeiçoamento dos cultivos. Na agroindústria, o cheiro da produção vai perfumando o caminho pro escritório. A família toda envolvida, dando o melhor de si em cada uma das etapas e naquelas que têm maior afinidade.”

Larissa Nunes

Engenheira Ambiental e Técnica em Saneamento

Leia na íntegra

Larissa Nunes

Engenheira Ambiental e Técnica em Saneamento

A Jatobá é uma experiência de produção orgânica ímpar: uma família unida em torno da alimentação orgânica, que produz, processa e comercializa. O domínio em cada uma dessas etapas tem poucos paralelos e traz uma qualidade extra aos alimentos produzidos ali.

 

Do preparo do solo à colheita, é visível o aperfeiçoamento dos cultivos. Na agroindústria, o cheiro da produção vai perfumando o caminho pro escritório. A família toda envolvida, dando o melhor de si em cada uma das etapas e naquelas que têm maior afinidade. É bonito de ver!

 

Agradeço de já ter sentado na mesa do Jatobá e partilhado alimentos. Ter tido a possibilidade de desfrutar da biblioteca e pegar clássicos da agricultura natural e agroecologia na mão. Aprender na prática o que é um ‘organismo agrícola’ e observar o dinâmica desse organismo ao produzir alimentos orgânicos. Muito dedo de prosa junto de um cafezin. Por essas e outras, é minha referência em qualidade de comida e de vida!

“Sempre que vejo um produto novo, compro com a certeza de que ficarei super satisfeito.”

Bruno Pablo Silva

Leia na íntegra

Bruno Pablo Silva

O Jatobá Orgânicos é aquela marca que te faz esquecer de todas as outras e que muda os seus conceitos. Sempre que vejo um produto novo, compro com a certeza de que ficarei super satisfeito. Eles sempre oferecem o que há de melhor em termos de sabor, qualidade e saúde para a minha família. Love Jatobá! <3

“É um belo exemplo da capacidade de manifestação dos nossos sonhos quando a gente realmente acredita e trabalha por eles.”

Marcio Stanziani

Secretário Executivo da AAO

Leia na íntegra

Marcio Stanziani

Secretário Executivo da AAO

Eu tenho bem vívido na minha memória quando o Luciano Gambarini e a Luciana chegaram, casadinhos, pelas paradas de Inconfidentes lá por volta de 1994.

Eles tinham um sonho, me contaram, de sustentar sua família com um projeto de produção orgânica.

O que mais me impressionou foi a capacidade de manifestação destes sonhos. Compraram uma terrinha, construíram a própria casa e começaram seus primeiros plantios.

Neste momento eu me afastei de Inconfidentes, e quando voltei, uns cinco anos depois, fiquei impressionado no que havia se transformado. A família instalada, os filhos vindo, e um belíssimo projeto de agricultura orgânica junto com os irmãos. É um belo exemplo da capacidade de manifestação dos nossos sonhos quando a gente realmente acredita e trabalha por eles.

Parabéns Família Gambarini, que continuem inspirando outras pessoas!

“o caráter inovador, improvisador, criativo, corajoso e multiplicador que se revelava a cada visita que fazia aos lugares por onde Luciano e Luciana cultivavam a terra”

Luis Cláudio

Engenheiro Agrônomo Agroecologista

Leia na íntegra

Luis Cláudio

Engenheiro Agrônomo Agroecologista

“Queridos amigos! Lembro de tantas coisas que poderiam ser contadas, das conversas sobre as dúvidas do caminho regadas a chimarrão, sobre a busca de meios para reconstruir os ambientes e as relações humanas nos lugares por onde andávamos, sobre os sonhos…

Mas algo que marcou e que acredito valer a pena destacar é o caráter inovador, improvisador, criativo, corajoso e multiplicador que se revelava a cada visita que fazia aos lugares por onde Luciano e Luciana cultivavam a terra.

Onde imaginava que veria um canteiro, eu encontrava uma aleia. Onde era para ser um pedacinho de chão, lá estava um lavourão! Onde imaginava que restrições financeiras poderiam limitar o trabalho, lá estava uma família toda interagindo, “juntando os trocos” e fazendo acontecer. De alguns ovinhos surgia uma criação. Onde havia um punhado de sementes, aparecia um viveiro, um banco de sementes! Meras recomendações viravam conhecimento aprimorado pela prática, sempre pela prática. Faziam e aconteciam como ainda fazem.

Tenham a certeza de que ‘muito ficou para muitos’ nos lugares por onde passaram, mesmo quando quem já tinha até demais ainda cobrava seu quinhão de poder. O que ficou no chão deve estar até hoje dando frutos, assim como o carinho e atenção nos corações e mentes das famílias agricultoras com quem interagiram com amor.

Por isso Deus permitiu aos Gambarini o direito de receber e cuidar do Jatobá e, a partir dali, não precisar mais peregrinar. Uniram a família, juntaram amigos e construíram uma história de fartura e prosperidade em harmonia com a grande natureza.

A vocês, meus queridos compadres, meu mais profundo respeito e admiração por tudo o que construíram e pelo que certamente está por vir.”

“Há mais de 20 anos consumo os produtos da Jatobá. Agora, com 90 anos, não tomo remédios e ainda dirijo especialmente aos sábados para comprar os orgânicos.”

Odette Mauad

Leia na íntegra

Odette Mauad

Há mais de 20 anos consumo os produtos da Jatobá. Agora, com 90 anos, não tomo remédios e ainda dirijo especialmente aos sábados para comprar os orgânicos. Sempre agradecendo a Deus que existem pessoas abençoadas que plantam alimentos saudáveis e com todos os nutrientes que precisamos para comprarmos com preços acessíveis. Eu agradeço a esta família por tudo isso e pela dedicação e colaboração com a natureza para a saúde do ser humano. Parabéns pelos filhos que estão seguindo este lindo caminho. Abraços à toda família que cuida da Jatobá Orgânicos.

“A qualidade e sabor dos alimentos orgânicos que produzem são inigualáveis. Seus temperos e molhos são maravilhosos e incrivelmente práticos no dia a dia.”

Olga Naboulsi

Leia na íntegra

Olga Naboulsi

Tive a oportunidade de conhecer os produtos da Jatobá na Feira de Orgânicos do Parque da Água Branca, há mais de 10 anos. Desde então, me tornei cliente fiel. A qualidade e sabor dos alimentos orgânicos que produzem são inigualáveis. Seus temperos e molhos são maravilhosos e incrivelmente práticos no dia a dia. Não consigo mais me ver cozinhando sem eles! Estão sempre nos surpreendendo com novos produtos e receitas. Obrigada por nos oferecer alimentos tão saborosos, e que traz tantos benefícios a nossa saúde. Agradeço também, por sempre nos receberem com tanta gentileza e carinho! Um grande abraço a todos e parabéns por essa linda missão!